menu
Serviços Prestados - Urgências GastroIntestinais

GastroEnterite Aguda

A Gastroenterite Aguda, sobretudo nos animais jovens e de pequeno tamanho, com perda abundante de líquidos, quer seja no vómito ou na diarreia, acarreta um grau de desidratação severo que pode comprometer os restantes sistemas orgânicos. Para além da perda de líquidos na diarreia e/ou vómito são perdidos electrólitos, os quais têm funções de regulação da motilidade intestinal, força muscular, função renal e cardíaca, etc. Se o seu animal é ainda cachorro/gatinho, é de raça miniatura ou pequena e tem gastroenterite aguda ou vómito ou diarreia por mais de 24 horas, deve ser examinado o mais rapidamente possível.
Entre as principais causas de gastroenterite estão as provocadas por: doenças infecto-contagiosa (por vírus – ex: Parvovirose Canina, Coronavirose Canina, Esgana; por bactérias – ex: colibacilose, salmonelose, etc.; por protozoários – ex: giardiose; por fungos), corpos estranhos, indiscrição alimentar, mudança brusca de alimento, parasitas intestinais, substâncias tóxicas, etc.

Timpanismo Agudo

O timpanismo (timpanismo intestinal, dilatação/volvo gástrico) traduz-se por uma acumulação excessiva de gás no trato digestivo. Normalmente significa que existe uma obstrução total ou parcial do lúmen do tubo digestivo, provocando uma retenção do alimento e fermentação com produção de gás. As raças de porte médio, grande e gigante têm um risco acrescido de dilatação/volvo gástrico, situação em que a distensão gástrica por acumulação de gás provoca dificuldade respiratória e choque, sendo uma urgência cirúrgica. O fornecimento de excesso de alimento é um factor favorecedor da fermentação e deve ser evitado

Tenesmo

A dificuldade ou incapacidade de defecar provoca uma acumulação de fezes no cólon, as quais se vão consolidando por desidratação. As fezes cada vez mais volumosas e mais duras tornam o acto de defecar muito doloroso ou mesmo impossível, obrigando a uma intervenção rápida para evitar lesões intestinais e sofrimento.

Corpo Estranho

A presença de um ou mais corpos estranhos no tubo digestivo é uma situação que requer uma resolução urgente. Dependendo do tipo de corpo estranho [volume, superfície (regular, lisa, irregular, etc.), formato (linear, redonda, oval, alongada, prismática, etc.), consistência, etc.], este pode atravessar todo o tubo digestivo, com possibilidade de provocar lesões ao longo do seu trajecto, ou pode ficar retido em qualquer ponto do tubo digestivo causando obstrução. Os locais mais frequentes de aprisionamento de corpos estranhos são na cavidade oral (na base da língua ou encravado entre os dentes), no esófago (próximo da base do coração), no estômago, no intestino (junção ileo-cecocólica ou em qualquer flexura intestinal).

Para além dos sinais gastrointestinais (sialorreia, hipersalivação, vómito ou regurgitação, halitose, anorexia, dor abdominal, etc.) pode ter efeitos sistémicos com febre e prostração se estiver associado a infecção, perfuração do tubo digestivo ou a falso trajecto.

 

Centro Médico Veterinário de Cabeço de Mouro
Telefone/Fax: 214 456 566 (chamada de rede fixa nacional)
Telemóvel: 969 991 943 (chamada de rede móvel)