menu
Servilos Prestados - Urgências Neurológicas

 

Urgências Neurológicas

O sistema neurológico é uma rede de “fios eléctricos” e “sensores” que percorre todo o organismo e é responsável pelas funções de sensibilidade, posicionamento espacial do corpo, postura e equilíbrio, estado de consciência, co-regula a função cardíaca, etc.
Uma qualquer perturbação deste sistema provoca deficiências no funcionamento e pode manifestar-se de variadas formas. Desequilíbrio, aparente falta de força nos membros, mau posicionamento de qualquer dos membros, do corpo ou da cabeça, alterações oculares, alteração da percepção da dor, arrastamento dos dedos no chão, andamento cambaleante, tremores musculares e convulsões são algumas das manifestações mais comuns e que são causa urgente de exame.

Perda de Consciência (desmaio/obnubilação)

No CMVCM fazemos a tosquia do seu animal. Em breve contamos ter condições para também oferecer o serviço de banhos. As tosquias são efectuadas em horário a combinar e sujeitas a marcação prévia.

Síndrome Convulsiva

Durante um episódio de convulsão existe uma estimulação desordenada e exagerada a nível do sistema nervoso central, desencadeando respostas motoras e sensoriais anormais. Por poder colocar rapidamente em risco a vida do seu animal, o seu tratamento deve ser iniciado o mais rapidamente possível. Devido à grande variedade de causas a sua abordagem deve ser metódica e sistemática de modo a conseguir-se determinar a causa concreta. De entre as possíveis causas pode-se destacar as de origem: vascular, inflamatória, tóxica, traumática, congénita, metabólica, idiopática, neoplásica e degenerativa. O prognóstico dependerá do local do sistema nervoso onde foi despoletada a crise, a extensão da lesão, do tipo de causa, da idade do animal e da presença de patologias associadas.

Traumatismo Craniano

Em Medicina Veterinária os traumatismos cranianos estão, na maioria dos casos, associados a acidentes de viação, agressões, quedas ou mordeduras.
Após um traumatismo craniano surge lesão neuronal (mais ou menos extensa dependendo da intensidade e modo de trauma e da resistência individual de cada animal) com edema e/ou hemorragia intra-craniana provocados pela contusão ou laceração. As lesões primárias podem ser agravadas com a sua evolução, podendo ocorrer destruição de mais tecido neuronal e hipertensão intra-craniana, prejudicando a irrigação cerebral e comprometendo o normal funcionamento de partes do sistema nervoso não lesionadas. Sabendo que no sistema nervoso central estão os “centros de controlo” da maioria das funções orgânicas, a preservação da sua integridade estrutural e funcional são indispensáveis à autonomia e qualidade de vida, tornando imperioso e urgente o seu tratamento.

Alterações da Motricidade

As alterações da locomoção podem estar relacionadas com alterações musculares, osteo-articulares ou com alterações neurológicas. A sua distinção o mais cedo possível permite evitar lesões secundárias e estabelecer o melhor prognóstico possível, com a máxima recuperação da funcionalidade. No grupo das alterações neurológicas o traumatismo medular e as alterações do aparelho vestibular são as mais frequentes.

Alterações Neuro-Musculares

Este grupo de patologias afecta o normal funcionamento do próprio músculo, da conexão entre o sistema nervoso e o músculo (placa neuromuscular) ou dos nervos periféricos que inervam determinado grupo muscular. Causas como miastenia, miosite ou neuropatia podem estar na origem das alterações neuromusculares. Manifestam-se habitualmente por tremor e fraqueza muscular, alteração da sensibilidade ou da propriocepção. A gravidade e a reversibilidade dependem da causa, da localização, da duração e da magnitude das lesões. Por serem doenças progressivas e limitantes devem ser corrigidas o mais rapidamente possível.

Perturbações do Equilíbrio

Na regulação do equilíbrio participam uma série de estruturas do sistema nervoso central, o ouvido interno e as terminações sensoriais. A lesão em qualquer dos segmentos poderá resultar em desequilíbrio. A gravidade e a reversibilidade dependem da causa, da localização, da duração e da magnitude das lesões.

 

Centro Médico Veterinário de Cabeço de Mouro
Telefone/Fax: 214 456 566 (chamada de rede fixa nacional)
Telemóvel: 969 991 943 (chamada de rede móvel)