Dispneia e/ou Cianose
A dispneia é a dificuldade em respirar. A dificuldade pode ser na inspiração (entrada do ar) ou na expiração (saída do ar). A dispneia provoca dificuldade na oxigenação do sangue e por isso pode manifestar-se por cansaço. Pela possibilidade de existência de um corpo estranho/massa que obstrua, total ou parcialmente, as vias respiratórias ou de edema do pulmão (líquido nos pulmões), o exame pelo médico veterinário é urgente. As pneumonias e doenças cardíacas, do espaço pleural, ou mesmo alterações neurológicas também podem estar na origem da dispneia.
Quando a dispneia é muito acentuada, a ventilação pulmonar é insuficiente e a oxigenação da hemoglobina (troca do dióxido de carbono eliminado na expiração pelo oxigénio que chega aos pulmões na inspiração) é muito débil, manifestando-se por uma coloração azul-arroxeada das mucosas e pele (cianose).
Alguns tóxicos podem provocar cianose e dispneia pelo que deve sempre referir ao médico veterinário se o seu cão ou gato está a tomar alguma medicação ou se tem acesso a químicos ou venenos.
Para além do exame físico com auscultação cardio-pulmonar, poderão ser necessários exames complementares de diagnóstico, como electrocardiograma, radiografia do tórax, etc.